sexta-feira, 30 de maio de 2008

CUIDADO! LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DESGOVERNADO...


CUIDADO! LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DESGOVERNADO...
Ao buscar meu sobrinho de 9 anos na escola percebi certa agitação e perguntei:
- Tudo bem? Como foi a aula hoje?
Ele rapidamente começou a falar que havia acabado se sair de uma aula no laboratório de informática e que estavam assistindo a vídeos assustadores na internet... Estranhei.
- Ué? Mas o prof. de informática não se importou?
Ele já havia me falado em outros momentos das atividades realizadas sob a orientação deste professor.
- Não. O professor de informática saiu da escola! Falaram que ele estava fazendo um estágio e que acabou. Então ele não dá mais aula pra gente.
Continuei a conversa:
- Então, agora é a própria professora que dá aula no laboratório?
- É, mas é só “aula livre” porque não tem ninguém pra direcionar...
E eu fiquei me perguntando “não tem ninguém pra direcionar”?
Haudrey Fernanda

16 comentários:

Schirley disse...

Olá Prof. Glaucia
Este texto levou-me a pensar sobre a escola onde trabalho:possui um belo laboratório de informática, cheirando a tinta fresca, limpo e em local silencioso.
Entretanto, quase nunca é utilizado.Alguns professores confessam que sentem medo de entrar com 46 adolescentes que conhecem muito mais esta ferramenta do que eles.
Refletindo sobre isto percebo a importância de conhecer e saber utilizar este instrumento na construçaõ do conhecimento. Esta qualificação torna-se essencial para o professor na atualidade.

katie disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
katie disse...

Olá Profª. Gláucia
Sou profª. PDE da UTFPR.
Lendo o texto e o comentário,me pergunto:até quando os laboratórios de informática serão usados apenas pelos prof. de informática? Observo que na maioria das escolas públicas todos os professores têm livre acesso ao laboratório, mas se sentem intimidados por ele, e, por outro lado, em algumas escolas privadas criou-se disciplina"Informática" e os laboratórios são utilizados apenas pelos prof. dessa disciplina.Dessa forma, o professor continua não utilizando essas tecnologias no seu cotidiano.
4 de Junho de 2008 17:14

Blog da Cynthia disse...

LABORATÓRIO DESGOVERNADO NÃO SERÁ MELHOR DO QUE LABORATÓRIO FECHADO?O QUE VOCÊS ACHAM?

Andréia disse...

Oi professora Glaucia sou aluna PDE 2008 da UTFPR e acho que meu comentário pode ser interessante para outros professores, perdi o medo do laboratório com meus alunos, aproveitei o conhecimento deles que é claro é muito maior que o meu, fui sincera com eles quanto a isso, e claro fiz grupos pequenos, nosso laboratório tem 20 computadores. Aprendi muito e eles fizeram riquíssimas sugestões, por que não podemos aproveitar o conhecimento deles? O processo ensino aprendizagem ñão tem mão única.

Malu disse...

Deixar os alunos no laboratório de informática, com acesso à internet, livres, sem ninguém para direcionar, é uma atitude antididática, irresponsável penso até que possa trazer consequências graves e até problemas psicológicos às crianças e jovens.
Nesse caso, seria melhor tê-los deixado no pátio brincando ou conversando, ou na biblioteca.

Unknown disse...

Olá pessoas!!!! Os laboratórios devem ser usados em todas as suas possibilidades, em caso resistência dos responsáveis pelo gerenciamento deste espaço escolar....... façamos a revolução..... metodologia neles. Ao professor a alternativa de ocupar tal espaço...

José Augusto disse...

Olá Profª Gláucia.
Também sou professor PDE (UTFPR).
Infelismente o que foi relatado não é exclusividade de uma escola. Temo que muitas de nossas escolas estejam vivendo isto. É fato que nem todos os professores dominam as tecnologias, principalmente o computador que requer muito mais que uma simples leitura de manual. Penso que a solução está no trabalho colaborativo. Cada professor que já está preparado para usar uma determinada tecnologia pode e deve estimular os colegas para usarem também. Será que nós do PDE poderemos ajudar? Talvez se ficarmos esperando ajuda externa isto demore a acontecer.

Unknown disse...

Olá Professora Gláucia
Esse texto traz a realidade de muitas escolas , que utilizam o laboratório de informática , como "tapa buracos" , ou hora de lazer ...levando o aluno a achar que o computador ( da escola ) não tem caráter educativo , o que prejudica até os profissionais que querem usar essa tecnologia seriamente em sua metodologia .

Maria do Socorro disse...

Professora Gláucia, o fato relatado na história é a pura realidade da maioria das escolas, onde o laboratório de informática ou serve para dar cursinhos de informática por um técnico contratado ou para "aulas livres" pois a escola o utiliza para suprir a falta do professor ou como alternativa em horários em que os alunos não tem determinadas disciplinas.
Maria do Socorro

ANDRE DO PDE disse...

Olá professora Glaucia, também sou seu aluno PDE na UTFPR. Em minha escola o acesso é livre para qualquer professor com seus alunos, para os funcionários e até professores municipais da prefeitura que trabalham no mesmo prédio, pois o importante é utilizar tal ferramenta, e somente utilizando que se aprende. Quanto ao texto, é claro que é importante a presença do professor monitorando que tipo de atividade seus alunos estão pesquisando na internet. Porém, eu observo que tudo o que acontece de errado nas escolas ou com professores vira manchete, as vezes por crítica até de um colega sobre outro, o que mais raro em outras profissões. Pois se uma criança quiser ter acesso a vídeos ou imagens proibidas pela internet, basta pedir o dinheiro a seus pais e ir numa lan house, ou na casa de um amigo ou recebê-las codificadas por e-mail em casa, gravá-los e ver a hora que quiser. Nestes casos os pais sempre se eximem da culpa, agora se ocorrer na escola...

luiza disse...

Achei o texto bem realista. Infelizmente é isso mesmo o que ocorre em nossas escolas; em algumas, tem uma professora encarregada pelo laboratório de informática que trabalha juntamente com a regente,complementando o trabalho de sala. Mas, muitas vezes, a informática é um tipo de "aula livre", usada para jogos ou brincadeiras disponíveis na rede. Acho que não basta equipar as escolas com computadores e dizer na mídia que os alunos têm "aula de informática", é necessário ensinar aos professores o uso dessa tecnologia.

luiza disse...

Profª Gláucia, bom dia!
(Sou profªPDE UFTPR)
Achei o texto realista. Infelizmente é isso mesmo o que ocorre em nossas escolas. Em algumas delas há uma professora responsável pelo Laboratório de Informática que articula suas aulas com os conteúdos trabalhados em sala, porém em outras, os computadores são usados para jogos, desafios e outras brincadeiras disponíveis na rede. É importante salientar que não basta equipar as escolas com computadores e dizer na mídia que os alunos têm aulas de informática, é importante ensinar aos professores, principalmente os das séries iniciais, o uso dessa tecnologia. Luiza Marta Amorim Vialich

Malu disse...

Olá, colegas
sou professora PDE de Ciências, e, refletindo mais um pouco sobre o tema, quando se pensa antes no aspecto material do que no humano, como equipar as escolas com bonitos laboratórios de informática sem a devida capacitação dos professores, facilita o que tem acontecido em muitas escolas, como foi exemplificado no texto.
Além do trabalho colaborativo que já acontece,(citado por José Augusto), precisamos buscar na formação inicial e continuada essa capacitação.
"A inovação pedagógica está relacionada com uma adequada formação de professores"(Nóvoa,1995)

Roseni disse...

Olá profª Glaucia
Sou profª PDE da UTFPR. Este texto reflete a realidade de muitas escolas, que embora bem equipadas, não usam o laboratório ou usam de forma inadequada, só para dizer que os alunos têm aula de informatica. Perdendo assim todo o propósito do mesmo, que deve dar suporte à educação, com aulas bem planejadas que explorem todos os recursos dessa ferramenta. Tão importante quanto equipar as escolas é preparar os profº para utilizar a informatica de forma que auxilie o ensino-aprendizagem.

Nidia disse...

Boa tarde prof Glaucia,achei interessante a sua colocação,aonde faz refências aos laboratórios de informática, estou desenvolvendo minha monografia nessa área que envolve a formação continuada em informática.No desenvolvimento da mesma pude perceber que os investimentos do governo são imenso em máquinas,mas capacitar o professor deixa a desejar, talvez ele quer ensinar mas não sabe, então fica acontecendo da maneira que está.