terça-feira, 17 de junho de 2008

A Internet Emburrece?


Tenho lido em diversos blogs sobre educação o artigo de de Gilberto Dimenstein na publicado na Folha de São Paulo do dia 16. Para quem não leu: http://aprendiz.uol.com.br/content/nemijeueue.mmp
Já se falou muito nisso quando a tecnolgai do momeno era a televisão, depois os vídeos games e agora a internet.
Na minha opinião ela não emburreceria ninguém se o professor, aquele que ensina a ler e escrever, habitasse também a internet junto com os seus alunos e pudesse mostrar ao seu aluno que a escrita mudará conforme o suporte que estamos utilizando e o que estamos escrevendo.
Escultura: Burro de Tevê de Nam June Paik

5 comentários:

Claudia A. Gonçalves disse...

Se o aluno não sabe escrever diferenciando a sua produção em função do objetivo e do leitor a que se destina, realmente a culpa não é da internet. Algo está faltando na escola.

Malu disse...

Concordo com Cláudia, acrescentando que algo está faltando em casa, nas famílias, pois os jovens ficam horas seguidas em frente do computador, os pais ficam "tranqüilos" pois seus filhinhos estão em casa, longe das ruas, mas, só isso!

Será mesmo que eles estão longe das drogas e de outros males, quando estão na internet?

Os pais participam desses "bate papos", ou pelo menos têm noção de seu conteúdo?

Quanto tempo os jovens têm de diálogo com pais e parentes em casa?
Os pais participam da vida escolar de seus filhos?

E os professores?

O incentivo a outros modos de se relacionar com o mundo e com o conhecimento começa em casa...

Karin Marina disse...

Oi Professora Gláucia...!
Que grande satisfação encontrar seu Blog!!

Saudades das nossas aulas na FACINTER! Bons tempos aqueles ...!
Me sinto muito feliz por estar neste meio...das TIC'S, ainda que na Educação a Distância!
Tenho aprendido muito...!
E destaco aqui que meus horizontes foram abertos por você na Graduação!

Que tal marcarmos um café?
Obrigada por tudo!!
Beijos...

Karin Marina =D
karinmarina@gmail.com

Unknown disse...

Precisamos educar com os recursos próprios dos nossos tempos, pois esta é uma forma de preparar nossos alunos para usufruir da tecnologia com entendimento e responsabilidade. A escola que apenas utiliza o caderno e o lápis deixa de repassar novas possibilidades de ensino e de aprendizagem muito mais atraentes e prazerosas para seus alunos.

Jaime Frajuca disse...

Acredito que o problema está na forma da abordagem que o professor da a respeito da internet com os alunos, tenho tido algumas esperiências positivas com o uso da net. alunos que naturalmente se sentem ausente na sala, procuro motival-los s desenvolver atividades sobre o tema trabalhado, e ainda os uso, nas aulas seguintes, sendo essa, uma das formas de avaliar que encontrei. Penso que devemos continuar utilizando a Internet, como mais uma ferramenta de apredizagem. Dizer ela emburreçe,não, ela tenha muitos conteúdos inúteis, mas muitas áreas com muita informaçào, o problema e como usa-las. Grande abraço a todos.