segunda-feira, 12 de maio de 2008

A aula de tecnologias de hoje foi .... então...interessante..!!??!!!

Estranhou o título?

Mas foi isto, me preparei para fazer uma fala para uma turma da disciplina de metodologia superior. Projetor multimídia reservado, slides prontos, vídeos selecionados... Ah será bom levar caixinha de som, a turma é pequena, mas os vídeos ficarão melhor. Ops...levarei uns adaptadores de tomada também.
Lap top ligado cadê o projetor... Vamos pegá-lo. Ops falta uma extensão..nos egundo andar tem. Perai cadê o cabo que liga o projetor na tomada, ih não veio..
Ok, a aula começa com giz e fala, afinal -tecnologias independentes- Alguns outros cabos apareceram, não nenhum serve...
Giz e fala, turma legal, participativa...
Ops..acabou o giz...

Foi interessante vivenciar aquilo que sempre falo: " O professor tem que planejar as suas aulas prevendo o uso das tecnologias (independentes e/ou dependentes) e o não uso, pois algo pode acontecer..." Nos preparemos!!!

19 comentários:

noemiansay disse...

Olá Glaúcia

Meu nome é Noemi.
Sou aluna do mestrado da UFPR e faço a disciplina de Metodologia do Ensino Superior, na quarta-feira pela manhã. Queria dizer que gostei muito da sua aula e que adorei ver seu blog. Já contei para várias pessoas do vídeo sobre Tecnologias.
Sou professora na FAP e as vezes percebo que a melhor tecnologia é o giz e um quadro, mas precisamos estar antenados com as novas possilibidades de comunicação e novas tecnologias.Penso que usar blogs é uma forma muito legal para criar redes de conhecimento e de relacionamentos.
Meu blog é noeminascimentoansay.blogspot.com


Um abraço

Noemi

Fomação em TICs disse...

É por isso que sempre dizemos que o professor é "insubstituível", claro que o bom professor... o Profissional Professor! Assim, como você Profª Gláucia.

Abraços,

Rosilene

Claudia A. Gonçalves disse...

As vezes escuto um ou outro professor comentar, na escola em que trabalho, que não pode dar a aula porque o vídeo não está funcionando ou porque o laboratório de informática já está sendo usado. Então pergunto! Mas você não tem mais nada planejado? Se a salvação da educação fossem os recursos tecnológicos, estaria tudo resolvido.

Marlene disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marlene disse...

Professora Gláucia, foi um prazer visitar seu Blog.
O melhor caminho para o bom uso das tecnologias, sejam dependentes ou independentes, é a formação continuada do professor. Formar os professores para serem bons professores é a chave para a melhoria da qualidade da Educação.
Marlene (Paragominas_PA)

Zé Venancio disse...

Prfª Glaucia, tudo bem?
Eu sou seu aluno na disciplina de Novas Tecnologias na UTFPR, para professores PDE. De fato, sem planejamento não existe a mínima possibilidade de utilização eficiente das tecnologias aplicadas à educação, sejam elas quais forem! No texto, noto que as providências para que tudo funcionasse deveriam ter sido tomadas antes do início da aula, denotando um descuido muito comum do professor, além de um também notório descaso com novas tecnologias ainda rinante em algumas escolas. Não basta você planejar a sua aula , com ferramentas mirabolantes e recursos audiovisuais de última geração, se uma simples tomada está quebrada e as luzes da sala não podem ser controladas ou falta o cabo de conexão do dvd! Enfim o planejamento e a organização do professor. Parabéns pelo blog, que já virou notícia no meu grupo de estudos de Educação Física! Tudo de bom,
Fred

Unknown disse...

Oi Profª Glaucia!

Participo do PDE 2008, com orientação na UTFPR.
Quando uma aula está bem planejada e você (professor) bem preparado, seja qual for a tecnologia utilizada, o resultado será positivo. Mas, chegando na sala com todos estes aparelhos, geramos uma expectativa em nossos alunos e a decepção da não utilização pode acabar atrapalhando a produtividade e o andamento da aula. Então, para não ter falhas, vamos verificar com antecedência todos os detalhes.

Unknown disse...

Olá prof. Glaúcia
Participo do PDE/2008 com orientação na UTFPR. Lendo o texto, realmente devemos sempre planejar e organizar nossas aulas. Se vamos usar em sala de aula alguma dessas tecnologias indicadas no texto devemos ter o cuidado de verificar todos os detalhes antes do início da aula. Pois gera decepção no aluno, o não uso dessa ferramenta, já que o professor levou para a sala de aula. Parabéns pelo seu Blog.
Célia

Marcos disse...

Tudo numa boa,professora Glaucia!!
Participo do PDE/2008,como aluno da disciplina Novas Tecnologias e Educação na UTFPR.
Planejar e organizar é preciso!Para que possamos obter êxito em nossas atividades de doscência.
Estamos sempre em busca de "qualidade" no ensino,para que se efetive,devemos estar constantemente "ligados" as novas tecnologias,utilizando-se de todas ferramentas disponiveis como recurso,tornando a educação atrativa.
Gostei do blog,Marcos - Ed.Física.

marilei disse...

Olá Prfª Glaucia

Sou Marilei, Professora PDE 2008 na UTFPR, da disciplina de Ciências.Quando li o texto logo me identifiquei. Foi algo bem semelhante que aconteceu comigo e aí mais uma vez verifiquei a importância de ter sempre outa alternativa, pois a aula não pode ficar sem ser dada.Claro que tudo foi planejado e verificado com antecedência mas imprevistos acontecem, principalmente quando utilizamos estas novas tecnologias.Nós, professores de Ciências que trabalhamos com atividades experimentais, temos muitos imprevistos; então sabemos que sempre temos que ter uma segunda alternativa. Claro que a experiência de alguns anos de magistério também ajudam muito...
É um prazer participar de seu blog e de suas aulas.Abrçs Marilei.

cristina disse...

Oi Professora Glaucia.
Sou a professora maria Cristina, faço parte do grupo PDE 2008, com orientação na UFTPR.
O texto é interessante porque relaciona situações que acredito que a maioria dos professores já terem vivenciado e é justamente por esse motivo que precisamos não apenas saber improvisar, mas planejar o que podemos improvisar.

Ubirajara disse...

Meu nome é Ubirajara. Estou cursando o PDE orientada pela UTFPR. Percebo que as dificuldades na utilização das tecnologias contempôraneas estão presentes no cotidiano das escolas públicas. Porém estamos lentamente avançando no caminho da utilização destas tecnologias para aperfeiçoamento de nossas aulas e motivação dos alunos. A caminho é longo por limitações físicas e pessoais.

Inacio disse...

Oi Glaucia
Estão participando do PDE e ando angustiado com as novas TICs, com novas leituras a visão sobre estas ferramentas vai tomando um novo rumo. Elas não fazem mnilagres. O professor deve realmente ter uma ótima metodolagia e saber dosar o uso da tecnologia, e sempre estar bem preparado. Ter tudo planejado. Caso contrário tudo pode dar errado.

Teacher Vera disse...

Oi, profªGláucia.
Meu nome é Vera e sou profª PDE/2008, com orientação na UTFPR.
Assim como alguns colegas PDE, também estou me aprofundando nas leituras sobre TICs e mudando minha visão quanto à alguns conceitos. E isto me anima muito, pois finalmente estou vendo luz no fim do túnel. Espero que no curso de formação continuada, estes conceitos possam mudar a opinião de muitos professores e vermos com novos olhos o uso da tecnologia de que dispomos nas escolas, utilizá-la da melhor maneira, com planejamento e assim transformar informação em conhecimento.
Um abraço, Vera

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

oi PROFª Glaucia.estou participando do PDE 2008. Sei que ainda não estamos todos preparados para o uso das novas tecnologias.Quando preparamos uma aula sabemos dos riscos de não funcionar na hora ,mesmo testando.Por isso devemos estar sempre preparados. Abraços

ELoisa Helena da Rosa disse...

Olá, Glaucia
Meu nome é Eloisa, sou Professora PDE da UFTPR-Gestão Escolar, infelizmente perdi sua primera aula por estar no Encontro de Àrea, mais tentei me inteirar do conteúdo e aí esta meu comentário.

Este texto nos leva a refletir sobre a organização do trabalho frente ao uso das tecnologias utilizados em sala de aula e alerta para o utilização destes instrumentos como meio e não um fim, portanto: preparo,fundamentação e planejamento são fundamental para garantir a aprendizagem o conhecimento dos alunos, independente do uso ou não das tecnologias.
Mudança são necessárias na organização do trabalho no uso destes objetos: teste, verificação a iluminação, audição, apresentação, entre outros, são detalhes de controle fundamental e também esta organização será modelo aos alunos, na percepção do ambiente escolar formador, modelo de na organização pessoal e profissional. Mas jamais esquecer o preparo para aulas alternativas em caso de qualquer problema é que garante e afirma o professor como o verdadeiro mediador do conhecimento.

profiveteportugues disse...

Meu nome é Ivete, sou prfessora PDE da UTFPR e acredito que o uso das tecnologias em sala de aula deve ser observado com atenção. Entrar em sala com todo o aparato necessário não é sinônimo de boa aula. Devemos nos preparar para os imprevistos (falta de energia elétrica, falta de cabos e extenções, tomadas quebradas.... Aí, se não tivermos uma "carta na manga", e não estivermos preparados com o tradicional giz e saliva, vai tudo por água abaixo. É preciso sempre planejamento.