segunda-feira, 12 de maio de 2008

Preciso de sugestões de uso do computador na disciplina de Língua Portuguesa. Sou professora do ensino fundamental.....

Início da semana e já respondo alguns emails de professores querendo saber como usar o computador na sua disciplina. Às Vezes nos parece que esta pergunta não aparecerá mais, e que os professores estão utilizando as ferramentas de informática tranquilamente. Mas a realidade é outra, temos ainda um longo caminho de formação do professor para o uso das TICs na educação.








2 comentários:

Inacio disse...

Ainda há muitas professoras(es) que estão neste estágio, principalmente na rede pública. Que bom que esta pergunta exista. Ela evidencia mais uma professora saindo do marasmo e buscando avançar no tempo, Talvez esta seja uma ótima profissional, mas que busca atualizar-se nas TICs o que é muito positivo. Eu também estou passando por estas dificuldades. Mãos à obra, "quem busca alcança"!

Francisco disse...

Olá sou Francisco - professor de Língua Portuguesa.

Penso e sempre proponho que antes de desenvolver um trabalho com o uso das teconologias é bom ter claro o que se quer.

Por exemplo, ter clareza quanto à concepção do ensino de língua a partir da fundamentação de Linguagem como Interação Social e de Gêneros Discursivos ou de Textos.

Assim, sugiro, para começo, uma boa pesquisa com os alunos de determindos gêneros de textos.
Possivelmente cartum, tiras de humor e depois outros: notícia, reportagem, etc.

São bons para iniciar a leitura e análise discursiva e lingüística dos textos.

Feita a pesquisa.

Procure elaborar questões de análise discursiva (linhas, entrelinhas e além das linhas) e lingüística dos textos. Sempre levando os alunos à leitura com qualidade.

As questões de análise lingüística devem ter a intenção de ensinar. Portanto devem ser de (uso-reflexão-uso), ou seja, mostrar o uso, refletir sobre o uso e depois fazer com que o aluno use.

Bom Trabalho.

Francisco - PDE - 2008.