quinta-feira, 22 de maio de 2008

Inclusão digital do professor


Ontem, pela primeira vez, o encontro virtual do GEPETE foi realizado no software CONFERENCE V2.

Falamos, escrevemos, visualizamos sites e slides. Foi a primeira vez para quase todos os membros do grupo! No final do encontro algumas refelxões vieram a tona:

- nós, do GEPETE estamos sempre sendo desafiados a experimentar uma nova tecnologia, a aprender uma nova tecnologia e a descobrir suas possibilidades na educação.

- somos um grupo de professores "incluidos digitalmente" .

- temos que pensar estratégias de incluir os professores digitalmente.

- e...

- mais...

- ...formação

- ...projetos do governo sem inclusão do professor..., etc...

5 comentários:

Michele disse...

Estar sempre em processo de aprendizagem é muito desafiante... Essa experiência de quarta-feira utilizando a conferência foi incrível. Não mexeu apenas comigo, mas também com as pessoas que estavam aqui em casa e que começaram a ouvir a colocação dos colegas. Aqui está a prova da oportunidade! Nossos professores precisam de mais oportunidades! E o melhor de tudo foi que não temos as respostas... a cada dia " verdades" caem por terra. Até agora estou pensando na colocação do professor MENTA acerca de quando uma ferramenta é ou não Tecnologia Educacional.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Sou sua aluna na disciplina de Novas Tecnologias na UTFPR, para professores PDE.
A informática vem sendo muito utilizada em nosso meio, mas muitos professores têm dificuldade e insegurança em utilizar essa tecnologia em sala de aula. Por isso, é muito importante preparar os docentes para a utilização dessa nova tecnologia. Dessa maneira, esses profissionais se sentirão mais seguros em relação ao uso desta.

Unknown disse...

Sou professora PDE, da UTFPR. Não tenho a menor dúvida de que o uso de tecnologias é fato no mundo atual, principalmente quando falamos em educação. Em especial, o uso do computador, tem que estar presente no cotidiano escolar, mas isso deve ser de forma natural. Não podemos "dormir quadro e giz e acordarmos laboratório de informática"! É importante que os laboratórios funcionem adequadamente e que os professores aprendam usar essa ferramenta, para terem segurança e desfrutarem de todo potencial do equipamento.

kleverson disse...

A inclusão digital se faz presente hoje na prática docente do professor, onde ambos, professor e aluno aprendem juntos, onde serão disponibilizadas novas tecnologias, novas formas de linguagem... este processo de aprendizagem vem de encontro às necessidades de uma grande parcela da população que até então não conseguia terminar seus estudos de forma presencial... creio que será de grande valor educacional e social...