domingo, 28 de dezembro de 2008

inclusão digital dos professores e professoras do Brasil


A nossa esperança para 2009 é que os professores sejam incluidos digitalmente.

2009


sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Segunda edição....


Oi pessoal, lançado a segunda edição do livro Educação e Novas Tecnologias: um re-pensar. Essa segunda edição foi revisada e ampliada e traz uma homenagem a professora Ivonélia da Purificação.

sábado, 25 de outubro de 2008

tarde de sábado


O conteúdo a ser trabalhado: reforma ortográfica. Tarde de sábado quente... Vamos ao laboratório de informática da Instituição... ... pesquisa no google, discussões, seleção do material publicado na mídia sobre o assunto, abrir power point, montar uma palestra, salvar em pen drive... como salva para utolozar na TV Laranja?, salvando para a Tv laranja...
Para muitos uma capacitação de uso do computador, de site de busca, de software de apresentação, para outros estudo da reforma ortografica...
De volta a sala de aula apresentação das equipes e discussão sobre a reforma... Todos motivados.
A tarde passou rapidamente....
Uso do ambiente informatizado para se trabalhar um conteúdo com professores num sábado de muito calor ...

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

DOMESTICANDO FERRAMENTAS


Nesta semana,numa das escolas em que atuo,recebemos a notícia,e por que não dizer,ordem,de que os alunos não mais poderiam acessar a internet. A justificativa ,não convincente, era que os alunos estavam muito livres durante as aulas e que pesquisar na internet era uma atividade muito mais técnica(no sentido de se trabalhar com a máquina
como ferramenta)do que educacional.
Aconteceu então ,que a professora ,disposta a não privar seus alunos da informação que considerava importante para a exploração do conteúdo,realizou a pesquisa sozinha,gravou e apresentou a seus alunos que,de forma submissa e comportada,assistiram ao vídeo.
Aos olhos dos mais desavisados,o problema foi resolvido,afinal a informação chegou às crianças.
Mas afinal ,qual é o papel da escola nesta sociedade da informação e comunicação?Transportar as informações do professor para o aluno ainda é o bastante e suficiente?


By Cynthia

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Blog?! O que é isso?!


Ao perguntar a um grupo de professores que estavam em um assessoramento sobre o que conheciam sobre Blog, uma professora não exitou e falou:
- Blog?! O que é isso?! E ainda completou - Foi o que respondi, quer dizer perguntei à minha aluna de 8 anos, quando esta me questionou se eu tinha um blog e como se não bastasse ela ainda me disse:
- Ah, professora tá na internet, anote aí o endereço para você ver o que escrevi.
E a professora continuou como se fosse um depoimento para o grupo:
- Precisamos entender essa linguagem nova, não podemos ficar parados, e é por isso que estou aqui...
Ao terminar o encontro, a professora falou mais uma vez com um ar de satisfação:
- Ahaaaa! Amanhã ao chegar na outra escola vou dizer para a turma. Agora eu tenho um blog! Vamos até lá (referindo-se ao laboratório) para vocês lerem o que eu escrevi...
E eu fiquei pensando, porque são poucos os investimentos em formação, se existem professores que querem aprender?
(by Rosilene)

terça-feira, 17 de junho de 2008

A Internet Emburrece?


Tenho lido em diversos blogs sobre educação o artigo de de Gilberto Dimenstein na publicado na Folha de São Paulo do dia 16. Para quem não leu: http://aprendiz.uol.com.br/content/nemijeueue.mmp
Já se falou muito nisso quando a tecnolgai do momeno era a televisão, depois os vídeos games e agora a internet.
Na minha opinião ela não emburreceria ninguém se o professor, aquele que ensina a ler e escrever, habitasse também a internet junto com os seus alunos e pudesse mostrar ao seu aluno que a escrita mudará conforme o suporte que estamos utilizando e o que estamos escrevendo.
Escultura: Burro de Tevê de Nam June Paik

sexta-feira, 30 de maio de 2008

CUIDADO! LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DESGOVERNADO...


CUIDADO! LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DESGOVERNADO...
Ao buscar meu sobrinho de 9 anos na escola percebi certa agitação e perguntei:
- Tudo bem? Como foi a aula hoje?
Ele rapidamente começou a falar que havia acabado se sair de uma aula no laboratório de informática e que estavam assistindo a vídeos assustadores na internet... Estranhei.
- Ué? Mas o prof. de informática não se importou?
Ele já havia me falado em outros momentos das atividades realizadas sob a orientação deste professor.
- Não. O professor de informática saiu da escola! Falaram que ele estava fazendo um estágio e que acabou. Então ele não dá mais aula pra gente.
Continuei a conversa:
- Então, agora é a própria professora que dá aula no laboratório?
- É, mas é só “aula livre” porque não tem ninguém pra direcionar...
E eu fiquei me perguntando “não tem ninguém pra direcionar”?
Haudrey Fernanda

quarta-feira, 28 de maio de 2008

DEUS É CIBERNÉTICO


Estavam mãe e filha indo para escola.Hora do almoço,trânsito lento,tempo para pensar na vida...O sinal manda parar.É incrível como um sinal fechado pode render boas idéias! A mãe olha pela janela e observa um prédio em construção...Fica pensando como algo tão grande e complexo pode ser construído por pessoas de tão pouca escolarização.Animada com suas indagações,acaba pensando alto..."E ainda por cima, o mais incrível, é que não cai.Como é que eles conseguem erguer um prédio deste tamanho!"

Sentada no banco traseiro,esticando o pescoço o máximo que pode para ver o que se passa do lado de fora do carro,a garotinha de cinco anos, em segundos ,tem a resposta para a dúvida da mãe.

_Eu sei...

_Sabe?Sabe o quê?

_Eu sei como os homens fazem o prédio! A mãe ri,pois nem imaginava que a menina prestava atenção em seu momento filosófico de sinaleiro.

_Então, como é?Deve ser muuito difícil!

_Não é não.É DEUS que faz!

_ Como?ELE vem do céu fazer os prédios? (A filha olha com jeito de quem desconfia da sanidade da mãe)

_NÃÃÃO!É assim...DEUS tem um computador beeem grande...Ele vai clicando na cabeça de cada pessoa aqui na Terra,e as pessoas vão fazendo o que Ele manda,é por isso que tudo dá certo.


Cynthia Menghin

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Inclusão digital do professor


Ontem, pela primeira vez, o encontro virtual do GEPETE foi realizado no software CONFERENCE V2.

Falamos, escrevemos, visualizamos sites e slides. Foi a primeira vez para quase todos os membros do grupo! No final do encontro algumas refelxões vieram a tona:

- nós, do GEPETE estamos sempre sendo desafiados a experimentar uma nova tecnologia, a aprender uma nova tecnologia e a descobrir suas possibilidades na educação.

- somos um grupo de professores "incluidos digitalmente" .

- temos que pensar estratégias de incluir os professores digitalmente.

- e...

- mais...

- ...formação

- ...projetos do governo sem inclusão do professor..., etc...

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Papel, lápis, caneta :(....Blog, prancha...:)


Hoje um aluno me olhou e disse: profe vc construiu um eximio escritor.. hahahah. Eu me virei para poder descobrir quem falava. Era ele, o Gabriel, o surfista que entre um editorial e uma cronica jornalistica parecia dormir... uau ele não dormia.
È claro que neste ultimo semestre ele tem participado mais das aulas, sorri mais...

- E então Gabriel, escreveu onde?

- Fiz um blog teacher e meu texto foi postado num site de surf e ficou lá um dia...

- Uau, parabéns...quero o endereço do teu blog.

- Te mando professora.

Mandou por e-mail, e a professora toda feliz foi ler "a remada da vida"...enfim ele não dormia, talvez não gostasse do papel e lápis... mas é um eximio surfista blogueiro...e escreve muito bem arrasou!

;)

segunda-feira, 12 de maio de 2008

A aula de tecnologias de hoje foi .... então...interessante..!!??!!!

Estranhou o título?

Mas foi isto, me preparei para fazer uma fala para uma turma da disciplina de metodologia superior. Projetor multimídia reservado, slides prontos, vídeos selecionados... Ah será bom levar caixinha de som, a turma é pequena, mas os vídeos ficarão melhor. Ops...levarei uns adaptadores de tomada também.
Lap top ligado cadê o projetor... Vamos pegá-lo. Ops falta uma extensão..nos egundo andar tem. Perai cadê o cabo que liga o projetor na tomada, ih não veio..
Ok, a aula começa com giz e fala, afinal -tecnologias independentes- Alguns outros cabos apareceram, não nenhum serve...
Giz e fala, turma legal, participativa...
Ops..acabou o giz...

Foi interessante vivenciar aquilo que sempre falo: " O professor tem que planejar as suas aulas prevendo o uso das tecnologias (independentes e/ou dependentes) e o não uso, pois algo pode acontecer..." Nos preparemos!!!

Preciso de sugestões de uso do computador na disciplina de Língua Portuguesa. Sou professora do ensino fundamental.....

Início da semana e já respondo alguns emails de professores querendo saber como usar o computador na sua disciplina. Às Vezes nos parece que esta pergunta não aparecerá mais, e que os professores estão utilizando as ferramentas de informática tranquilamente. Mas a realidade é outra, temos ainda um longo caminho de formação do professor para o uso das TICs na educação.








terça-feira, 6 de maio de 2008

Noite fria e seminário quente


Quarta-feira, 30 de abril, véspera de feriado. Segundo o rádio a temperatura lá fora era de 10 graus.
Por aqui não tivemos problemas, casa cheia, 120 professores participarão do primeiro seminário aberto ao público do GEPETE.
È muito bom sabermos que nãoe stamos sozinhos, discutindo, debatendo a temática Professor, Escola e Tecnologias Educacionais.
Até o próximo encontro no dia 28 de maio!!!